Dicas para mamães · Nasceu, e agora? · Novidades e Notícias

A amamentação e seus benefícios para a formação psicológica e a saúde bucal da criança

Ato fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho, desenvolve a musculatura e a mandíbula e favorece a respiração nasal, além de ser um alimento que oferece vários nutrientes relevantes

 

Comemorado em 1º de agosto, o Dia da Amamentação traz à tona a importância, tanto para o bebê como para mãe, da amamentação, ato que facilita o vínculo afetivo entre ambos e também contribui no desenvolvimento psicológico infantil. “Pode sinalizar um cuidado ao bebê por parte da mãe, que mais do que dar o leite, este ato permite trocas afetivas entre a dupla, e essas podem ser positivas e importantes para a formação da estrutura psíquica da criança. Essas serão as primeiras marcas, os primeiros registros do desenvolvimento psicológico que se inicia”, afirma a professora do curso de Psicologia da IMED, Sibeli Carla Garbin Zanin.

 

No que concerne aos benefícios nutricionais do leite materno, a professora de Odontologia da IMED, Juliana Jetelina, ressalta que o alimento conta com vitaminas, minerais, ácidos graxos, imunoglobulinas, fatores de crescimento e anticorpos, que favorecem a imunidade da criança. Além disso, a amamentação desenvolve a musculatura e a mandíbula, favorece a respiração nasal e evita a superalimentação.

 

Alguns bebês já nascem com dentes, o que pode prejudicar a amamentação, por isso aconselha-se fazer uma avaliação. O dentista verificará se os mesmos são de leite ou a mais e se têm inserção óssea ou só mucosa. Dependendo do caso, pode ser necessário extraí-los devido ao risco de serem aspirados.

 

O Ministério da Saúde recomenda a amamentação exclusiva até os seis meses de idade e o aleitamento materno até que a criança complete dois anos. No entanto, Juliana faz um alerta para a higiene bucal, que deve ser realizada a partir do nascimento do primeiro dente para evitar a cárie de desenvolvimento precoce.

 

Dicas para cuidar a saúde bucal das crianças:

– Escovar os dentes duas vezes ao dia com uma escova macia;

– Utilizar creme dental (com 1100 Ppm de flúor) na quantidade de um grão de arroz cru;

– Estimular o uso do fio dental.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s