Gravidez/Parto

Professora da IMED orienta sobre cuidados com os dentes de leite

Professora da IMED orienta sobre cuidados com os dentes de leiteEscovação deve ser feita desde o aparecimento do primeiro dente, no mínimo duas vezes ao dia

 

Os dentes de leite, tecnicamente chamados de dentes decíduos, começam a surgir a partir dos seis meses de idade, que é quando o bebê passa a ingerir também outros alimentos, além do leite. Com isso, escovar os dentes da criança e levá-la ao dentista passa a ser necessário para manter a saúde bucal em dia e evitar o surgimento de cáries.

 

A escovação deve ser feita desde o aparecimento do primeiro dente, no mínimo duas vezes ao dia, com pasta dental fluoretada (1100ppm) na quantidade de um grão de arroz cru. “Outro cuidado muito importante é o consumo zero de açúcar até os dois anos de idade. Após é necessário limitar o seu uso, dê preferência aos alimentos mais naturais e sem a adição de açúcar. É importante evitar o consumo de bolachas, guloseimas, refrigerantes, salgadinhos, entre outros”, afirma a professora do Curso de Odontologia da IMED, Juliana de Camargo Jetelina.

 

Normalmente, até os dois anos e meio, as crianças já têm os 20 dentes de leite completamente formados, que passam a cair a partir dos seis anos. Começam a ser substituídos os incisivos centrais, seguidos dos laterais, primeiros molares e caninos. A dentista recomenda que a troca seja acompanhada por um odontopediatra, pois os primeiros molares nascem atrás dos decíduos, o que faz com que muitos pais pensem que são de leite.

 

Diferenças entre os dentes de leite e os permanentes:

– Dentes de leite: Menores, mais claros, possuem uma camada mais fina de esmalte e têm a raiz mais estreita;

– Dentes permanentes: Maiores e contam com uma raiz maior e mais espessa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s