Rotina, banho e soninho

MASSAGEM CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DO BEBÊ


Técnica fortalece vínculos, aumenta desempenho cognitivo e uso de produto adequado ainda ajuda a hidratar a pele dos pequenos
São Paulo, novembro de 2017 – Os primeiros vínculos emocionais e afetivos criados entre os bebês e seus pais ou cuidadores são construídos a partir do contato físico, ou seja, por meio do toque. Pensando nisso, a massagem, técnica praticada por diversas culturas há milhares de anos, pode ser muito mais do que uma demonstração de carinho e afeto, representando papel importante no desenvolvimento neuropsicomotor do bebê.
De acordo com estudos[1], as crianças que experimentaram uma rotina de toque e massagem foram 50% mais propensas a fazer contato visual e três vezes mais propensas a ter uma expressão global positiva (sorrir, por exemplo). “A massagem também pode impulsionar o crescimento infantil, pois melhora a digestão intestinal e a absorção de alimentos, promovendo ganho de peso. Mas, o mais importante, é que este estímulo sensorial auxilia o cérebro do recém-nascido a se desenvolver e a amadurecer mais rápido no novo ambiente fora do útero”, diz Sabrina Battistella, pediatra. Porém, os benefícios podem ser ainda maiores: a massagem reduz o nível de cortisol na saliva (hormônio do stress), o que proporciona aumento da atividade vagal, com a regulação da frequência cardíaca e da pressão arterial do bebê, além de melhorar o desempenho cognitivo e aumento do estado de alerta e atenção.
Outro ponto importante, e que muita gente não sabe, é que a massagem é diferente do toque: o toque acontece em momentos do dia a dia como no banho, no carregar e ao beijar. Já a massagem tem o objetivo de estimular reações específicas no organismo, como ajudar a aumentar a rápida transmissão das células neurais, o que melhora a comunicação entre o cérebro e o corpo.
Saiba mais sobre os benefícios da massagem:
Fonte: Massagem: encontro entre o bem-estar e a ciência. Coordenação: Dr João Figueiró em parceria com JOHNSON’S®

Os efeitos positivos da massagem no desenvolvimento do neuropsicomotor infantil são:

Impulsiona o crescimento;

Melhora a digestão e a atividade gástrica;

Auxilia na quantidade e na qualidade dos sono;

Melhora a função imunológica e do tônus vagal (cardíaco);

Ganho de peso e de densidade óssea;

Acelera a velocidade de aprendizado;

Aumento da vigilância e atenção;

Melhora o desenvolvimento cognitivo.
Veja algumas dicas para tornar o momento da massagem ainda mais especial:
1) Preparação e relaxamento antes de começar
Durante o momento da massagem, a mãe, pai ou cuidador deve estar relaxado e tranquilo para transmitir a sensação de calma ao bebê. Uma dica é separar um tempo antes do contato com o bebê para relaxar e respirar profundamente várias vezes, reduzindo a tensão. “A aplicação da massagem deve transmitir o tônus dos pais ou cuidadores e, ao mesmo tempo, uma sensação agradável ao pequeno. O toque de quem está calmo, acalma. O toque de quem está apreensivo, promove a mesma reação negativa”, afirma a Dra. Sarbrina.

2) Como fazer a massagem
A pediatra Sabrina Battistella elenca o passo a passo:
Uma massagem deve durar, em média, 15 minutos;

Evite momentos em que o bebê esteja com fome ou mau humor para que a massagem seja simples e descontraída;

Prepare o ambiente: aqueça o local, coloque uma música tranquila, abaixe a luz e concentre-se;

Coloque o bebê sobre uma superfície macia e tenha uma fralda ou tolha macia em mãos;

Utilize produtos suaves e especialmente desenvolvidos para o bebê;

Aqueça as mãos esfregando-as uma na outra. Aumente gradualmente a pressão de seu toque pare evitar fazer cócegas.
3) Utilizar produtos desenvolvidos especialmente para os bebês
De acordo pesquisas clínicas, pediatras e dermatologistas, a pele do bebê está em desenvolvimento até os quatro anos de idade. Antes disso, é até 30% mais fina e perde hidratação até duas vezes mais rápido, se comparada com a pele do adulto. Pensando nisso, JOHNSON’S®, marca especialista nos cuidados com o cabelo e a pele do bebê há mais de 120 anos, acaba de lançar a linha Hidratação Intensa, especialmente formulada para garantir ainda mais cuidado e proteção para a pele dos bebês.
A nova linha JOHNSON’S® Hidratação Intensa é composta por sabonete líquido cremoso e loção cremosa e pode ser uma aliada para o momento da massagem. JOHNSON’S® Hidratação Intensa loção cremosa possui glicerina e óleo para proporcionar suavidade à pele do bebê. O produto pode ser usado desde o primeiro dia de vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s